A superfície para receber pintura de qualquer natureza deve estar limpa, sem poeira, gordura, graxa, mofo ou qualquer outro produto. Pode-se usar solução de água e detergente para remover manchas de graxa e/ou gordura, enxaguando após sua utilização e aguardando a secagem total da superfície.
Quando a superfície apresenta partes soltas ou mal aderidas, deve-se corrigir raspando, lixando ou escovando a superfície. Se apresentado desgastes ou imperfeições profundas, deve-se primeiro corrigir com argamassa respeitando o processo de cura do produto.
REBOCO NOVO
Quando aplicada em reboco novo, certifique-se que o mesmo já passou pelo tempo de cura, normalmente 28 dias, evitando assim trincas e ranhuras na pintura.
Em seguida aplique uma demão de selador acrílico de maneira a aumentar a coesão entre as partículas e reduzir a porosidade da superfície. O uso do selador aumenta o rendimento e melhora a adesão.
REPINTURA
Quando for repintar, elimine qualquer tipo de sem poeira, gordura, graxa, mofo ou outra imperfeição aparente na pintura antiga.
Em seguida lixe bem a parede com lixa fina de forma a uniformizar e aumentar a aderência. Limpe bem a parede antes de aplicar a tinta.
Lembre-se que ao lixar, muito pó se prende a parede. Dependendo do estado da pintura antiga ou se estava com uma tinta de má qualidade, recomenda-se uma demão de selador acrílico.
CORREÇÕES E BURACOS NA PAREDE
Para pequenas correções e nivelamento utilize massa corrida (superfícies não molháveis) ou massa acrílica (superfícies molháveis). Buracos de pregos, parafusos e afins devem ser corrigidos com gesso rápido.